Blog
acessibilidade
5 de agosto de 2019

Saiba tudo sobre a acessibilidade em prédios públicos

A acessibilidade em prédios públicos é um assunto novo no Brasil. A preocupação em tornar os prédios públicos e privados acessíveis para pessoas que tenham dificuldades de locomoção começou a ficar frequente somente a partir dos anos 2000.

Na administração pública, o decreto 5296/2004, que regulamentou as leis 10048 e 10098, de 2000, que estabeleceram as normas técnicas da ABNT para acessibilidade. Em 2007, foi criada a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, além das legislações estaduais e municipais.

Com diversas legislações, o poder público começou a levar a questão de acessibilidade mais a sério. Inclusive há um projeto de lei no Senado Federal, o PLS 402/2008, que obriga todos os prédios e equipamentos públicos a serem projetados devem ter todos os parâmetros que permitam o acesso de pessoas com deficiência.

A acessibilidade se tornou foco também para o setor privado. É crescente a quantidade de empresas que fizeram ou que fazem obras de adequação para melhorar a acessibilidade, ganhando reconhecimento perante a sociedade em geral.

Acessibilidade para empresas

No setor privado, a acessibilidade se tornou prioridade para dar acesso a todas as pessoas. No âmbito da sustentabilidade e imagem perante seus concorrentes e a sociedade em geral, organizar seus ambientes com recursos que permitam o acesso de pessoas cadeirantes ou com dificuldades de locomoção é um diferencial que melhora a percepção da marca perante as pessoas.

Além de obras civis, o uso de equipamentos eletrônicos acessíveis facilita o acesso ao espaço físico.

Fiscalização de acessibilidade

Para fins de fiscalização e de cumprimento à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências e ás legislações nacionais, estaduais e municipais, os órgãos públicos possuem fiscalização própria para verificar a conformidade das empresas ao que está contido na lei.

Acessibilidade é com a Bio World

A Bio World entende o quão é importante as empresas prezarem pela acessibilidade de seus clientes e funcionários, consolidando sua imagem perante o mercado e à população. Por isso, disponibiliza as melhores soluções em produtos voltados para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

Disponibilizamos catracas de acesso altamente tecnológicas e acessíveis. As principais vantagens são:

  • Leitura biométrica digital por proximidade e por código de barras;
  • Fabricação em aço-carbono, mais resistente e durável;
  • Acabamento em aço inox e tratamento anticorrosivo;
  • Sistema de amortecimento;
  • Fácil instalação.

Adquira o máximo em excelência de produtos criados para acessibilidade com as melhores condições do mercado e entrega rápida para você. Entre em contato e faça seu orçamento de catracas de acessibilidade em prédios públicos e privados com a Bio World

Leia também: