Blog
31 de maio de 2019

Como funciona o controle de ponto por biometria?

A qualidade de vida no ambiente de trabalho é diretamente ligada aos processos e procedimentos implementados na rotina dos funcionários. Um dos principais é o registro de entrada e saída, que deve ser eficiente, preciso e prático, como o controle de ponto por biometria.

Um dos produtos mais modernos para o controle a jornada diária dos funcionários, o leitor ou ponto biométrico facilita o cumprimento do artigo 74 da CLT e da Portaria nº 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) obrigatório para empresas.

O artigo 74 determina que locais com número superior a dez funcionários devem registrar a entrada e a saída de todos os indivíduos, segundo a lista exigências técnicas do equipamento e do processo a ser implementado na empresa. Tudo descrito na Portaria nº 1.510/2009.

O que é controle de ponto por biometria

O ponto por biometria, também chamado de relógio de ponto eletrônico biométrico ou aparelho de ponto biométrico é uma verdadeira revolução no controle de ponto, pois adiciona agilidade, precisão e segurança ao processo.

Seu diferencial está no uso da biometria, que faz a leitura de características físicas, como a impressão digital. Entretanto, os aparelhos mais utilizados pela precisão segurança e agilidade, está o Registrador Eletrônico de Ponto (REP), ideal para empresas de todos os portes.

Equipamentos para Controle de Ponto

Existem diversos equipamentos para controle de ponto no mercado, um dos mais populares é o relógio de ponto, seja ele digital, cartográfico ou biométrico, seu uso têm se difundido cada vez mais nas empresas. Conheça alguns modelos:

Relógio de ponto biométrico Hexa

O relógio de ponto biométrico Hexa, identifica os funcionários com o uso da leitura da impressão digital, uma opção com grau máximo de segurança. Preciso e rápido, este ponto por biometria registra o acesso em apenas uma leitura.

A Bio World oferece soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia, este aparelho de registro de ponto eletrônico biométrico assegura o catálogo correto da jornada de trabalho. Reduzindo as possibilidades de fraudes e garantindo os direitos de empregados e empregadores.

Relógio de ponto biométrico Prisma

Outra opção para o registro eletrônico de entrada e saída de funcionários é o Relógio ponto biométrico Prisma. Moderno e funcional, este modelo de relógio de ponto eletrônico tem seu funcionamento ativado com o uso de senhas, códigos ou até mesmo cartões magnéticos.

Todos são processos únicos para cada funcionário registrar suas horas com precisão e facilidade, resultando no ganho de tempo e produtividade no dia a dia da empresa. A qualidade e tradição da Bio World com o registro informatizado de entrada e saída de funcionário resulta em economia com mão de obra e equipamentos pouco funcionários, segurança no processo e otimização do tempo do colaborador.

Relógio de ponto homologado

O ponto biométrico homologado é exigido na Portaria 1510/2009, do MTE e a Bio World segue essa determinação. A homologação existe para evitar fraudes e assegurar a transparência das informações para a empresa e para o funcionário.

O ponto por biometria deve ser homologado pelo INMETRO, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Esse processo deve ser realizado durante a fabricação. A Bio World seguindo todas as determinações para a homologação correta.

Software ponto biométrico

O ponto por biometria vai muito além do aparelho que fica em contato direto com funcionários e Recursos Humanos. Ele carrega um poderoso software para controle de ponto biométrico desenvolvido e aplicado pela Bio World.

O ifPonto, um sistema para a gestão de pessoas, que faz o controle de ponto em nuvem, com economia e segurança. É possível acessar essa documentação de qualquer lugar e a qualquer momento.

Mais do que um controle de ponto por biometria, implemente um sistema de gestão de pessoa seguro, moderno e eficaz!

Leia também: